Raquel Rodrigues Lopes da Silva Esaguy

Nomeada como Responsável Técnica e Gestora de Qualidade do Laboratório de Microbiologia de Águas do INSA Lisboa

Departamento de Saúde Ambiental – Unidade de Água e Solo – Laboratório de Microbiologia. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Lisboa.

Realização de colheitas de amostras de água e aerossóis para análise microbiológica, incluindo a pesquisa de patogénicos;

Realização de análises microbiológicas de amostras ambientais, em Laboratório Acreditado pelo IPAC, de acordo com a Legislação em vigor

Responsável pela identificação e diferenciação de Legionella spp, no âmbito do serviço à comunidade, vigilância sanitária e investigação epidemiológica de casos e surtos, através da aplicação de diferentes técnicas de Biologia Molecular a amostras clínicas e ambientais:

Manutenção da base de dados e da coleção de estirpes de Legionella, de origem ambiental e clínica.

Utilização da técnica de FT-IR (Fourier Transform Infrared Spectroscopy) aplicada à diferenciação de microrganismos.

2010-2012, Elaboração e participação no Projeto “Legionella em Balneários de Recintos Desportivos Aquáticos do Concelho de Lisboa” financiado pela DGS (publicação em elaboração).

2007-2010, Participação no Projeto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Entidades participantes: Instituto do Ambiente, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

2007-2008, Elaboração e participação no Projeto “Legionella em Lagos e Fontes Ornamentais”, financiado pela DGS.

2006, Participação no “First European Quality Control ring trial on Legionella Real-Time PCR analysis. Study based on IQ-Check Legionella spp and Legionella pneumophila quantification by Real-Time PCR”, organizado pela Empresa BioRad.